Compensa rodar um masternode?

As criptomoedas trouxeram a popularização da possibilidade de enviar e receber dinheiro digitalmente. Para que isso seja possível, é necessário que as transações enviadas para a blockchain (cadeia de blocos) sejam armazenadas em registros contáveis, os chamados full nodes (cópias completas da blockchain atual). No caso do Bitcoin funciona dessa mesma forma.

A arquitetura de gestão descentralizada do Bitcoin não oferece recompensas para quem roda um full node, apenas para quem investe recursos para a mineração. Esse modelo econômico é criticado por alguns analistas, afinal a quantidade de full nodes possui relação direta com a segurança do sistema, e o tamanho da rede tende apenas a crescer com o tempo, tornando cada vez mais difícil administrar um full node. Sem incentivo monetário, pode ser que seja um ponto crítico para a sustentabilidade a longo prazo.

numero masternodes dash
Masternodes DASH em crescimento

Tendo em vista tal situação, criptomoedas (altcoins) trouxeram soluções alternativas para estimular o crescimento de full nodes nas suas blockchains: incentivo financeiro para rodar um full node, que passou a chamar-se master node. Um masternode é um nó completo que possui uma cópia verídica de todos os blocos minerados, desde o bloco gênese até o último bloco transacionado. Vamos utilizar aqui a terminologia “minerado” para se referir tanto a estruturas Proof of Work (PoW – Prova de Trabalho) como a protocolos Proof of Stake (PoS – Prova de Participação), apesar do segundo não ser tecnicamente definido como mineração.

proof of stakeNo protocolo proof of stake, o consenso na rede é obtido a partir da quantidade de tokens que os usuários possuem. Alguns sistemas utilizam o conceito de delegação de stake, onde é possível delegar seus tokens para um terceiro que está administrando um masternode aumentar sua participação e, consequentemente, a probabilidade de ser escolhido para validar o próximo bloco. As taxas de retorno (ROI) costumam variar de 3% até 20% ao ano dependendo da criptomoeda, o que representa uma oportunidade de renda passiva. Isso sem considerar a possível valorização do token (em um mercado em alta, a valorização do token pode tornar os ganhos exponenciais, dado que você ganha duas vezes: com o token e com as recompensas). Algumas criptomoedas que trabalham com sistema de boas recompensas com masternodes são:

  • DASH (DASH)
  • Horizen (ZEN)
  • PIVX (PIV)
  • Zcoin (XZC)
  • Energi (NRG)
  • Smartcash (SMART)
  • Blocknet (BLOCK)
  • Swarm (SWM)
  • PACcoin (PAC)
vps servidor com ubuntu
VPS com UBUNTU

É recomendado que para rodar um masternode você possua uma boa infraestrutura técnica de hardware e conexão com a internet. Uma boa opção é alugar um servidor VPS com pelo menos 2Gb – 4Gb de RAM, 2 vCPU e 30Gb – 60Gb de HD. O sistema operacional mais adequado é o Linux Ubuntu 16.04 LTS  64. Em termos de segurança, todo cuidado é pouco, afinal os masternodes são muito visados por hackers. Tenha um bom Firewall atualizado e mantenha aberto apenas as portas 22 e a porta 7770 para comunicação entre os nodes. Algumas atividades recorrentes que precisam ser adotadas por administradores de masternodes são os acompanhamentos de log e o uso da JVM. Não esqueça de conferir bem o endereço (address) de sua criptomoeda para receber as recompensas (utilize um script para distribuição dos tokens e LPoS).

 

Não esqueça de estudar bem o protocolo e o objetivo do projeto que você está executando o masternode para não cair em SCAMS.