Uptime e largura de banda

Ao analisar um plano de hospedagem, é importante compreender o que significa uptime e largura de banda. Talvez você fique inclinado a optar pelo plano mais barato, mas muitas vezes o barato sai caro. Entenda as definições abaixo:

Uptime

É o tempo em que o servidor fica ligado e funcionando adequadamente, de maneira que os usuário do website consigam acessar às páginas, fazer download dos arquivos, etc. sem problemas. Geralmente, as empresas garantem um uptime de 99%, isso significa que ao longo de um mês, o servidor estará funcionando normalmente 99% do tempo. Esse 1% de downtime significa que o site pode sair do ar (ficar inacessível, ou com grandes problemas para enviar e receber arquivos) por cerca de 1% do tempo. Esse número é bastante relevante considerando que cada usuário que acessa o website representa um rendimento financeiro para você.

Algumas empresas garantem uptime de 95% (o que é bastante ruim) e outras garantem uptime de 99,9% (o que é muito bom). Faça as contas e compare a diferença.

Largura de banda

É o limite máximo de acessos simultâneos que seu plano de hospedagem irá suportar. Esse termo se refere ao fluxo de dados enviados e recebidos (transferidos) na relação cliente – servidor. A quantidade de bytes trocados entre dois pontos é o que caracteriza a bandwidth de um plano submetida a trocas de arquivos por FTP. Uma largura de banda alta significa que seu website irá suportar muitas visitas sem sair do ar. Nesse ponto, alguns fatores irão influenciar seu cálculo, como quantidade de dados e mídia que seu website possui e tempo de interação de cada usuário na página. A partir disso, você estará apto para fazer os cálculos e estimar se seu plano irá cobrir o público que você almeja.

Na figura abaixo você pode compreender melhor como funciona o fluxo de dados entre o centro de controle (control center), o protocolo utilizado (TCP) e a comunicação entre o host e o client:

fluxo de dados